top of page

Governança Corporativa – O Prazo chegou e pouco foi feito!

Atualizado: 10 de set. de 2019


Desde o fim de 2016, com a regulamentação da lei 13.303, mais conhecida como “Lei de Governança das Estatais”, as empresas públicas e mistas tinham até 30 de junho de 2018 para se adequar às novas políticas, procedimentos e melhores práticas de governança corporativa exigidas pela legislação.


O prazo final chegou e muitas organizações públicas e mistas ainda não conseguiram cumprir ou cumpriram parcialmente com os requisitos legais.

Podemos atribuir esta resistência das organizações ao fato da legislação ser um divisor de águas entre as boas práticas de gestão exigidas e as más práticas correntes, que favorecem privilégios quando há desordem e baixos controles e a falta de informação dos gestores e funcionários de como proceder.

A exigência de práticas de Governança Corporativa e Anticorrupção nas organizações públicas e mistas, começam a provocar no mercado, um efeito cascata, com a exigência de que os fornecedores, clientes e parceiros destas instituições também adotem melhores práticas de GRC, se quiserem continuar com seus negócios com a área pública. Um movimento muito similar ao que aconteceu com a SOX no mundo e a exigência de padrões ISSO 9000.

Quanto mais rápido as empresas se adequarem às melhores práticas globais de Governança Corporativa, Risco e Compliance (GRC), maiores serão os ganhos, com menor custo, risco e esforço.

Podemos te ajudar a implantar a Governança Corporativa, Gerenciamento de Riscos (estratégicos e processos), Controles Internos & Regras de Compliance para o Negócio e capacitar seus colaboradores para estas transformações.

Entre em contato para agendarmos uma conversa e avaliarmos gratuitamente o seu nível de Maturidade em Governança Corporativa, através do telefone (11) 2362-9411 ou por e-mail e entramos em contato com você.

Visite também nosso site para conhecer nosso trabalho.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LGPD na Administração Municipal-Desafios e Tendências

Por Walfrido Brito, MSc, PhDc – CEO da BI Gestão & TI https://www.linkedin.com/in/walfridobrito/ A Lei Federal 13.709, de 14 de agosto de 2018, mais conhecida como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dado

bottom of page