top of page

O impacto da Lei 13.303 de Responsabilidade das Estatais sobre as Empresas Privadas

Foto do escritor: BI - Gestão & TIBI - Gestão & TI

Atualizado: 10 de set. de 2019


A Lei de Responsabilidade das Estatais, mais conhecida como Lei de “Governança Corporativa das Estatais”, foi promulgada em 30 de Junho de 2016 pela Presidência da República, e regulamentada pelo Decreto-lei 8.495 de 27 de dezembro de 2016. A Legislação instrui as empresas públicas e mistas no âmbito Federal, Estadual e Municipal, a se adequarem às melhores práticas de Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Conformidade até 30 de junho de 2018.

As mudanças exigidas são profundas e de alto impacto para as organizações. Compreende a adequação do Estatuto Jurídico da Empresa às novas regras de Governança como criação de comitês de Gestão & Transparência, alinhamento estratégico da cadeia de valor do negócio e tecnologia, avaliação e melhoria do desempenho de processos e pessoas, código de ética e responsabilidades, divulgações de informações, regras de licitações & contratos, entre outras obrigações.


Com a crise atual no Brasil, potencializada pelos escândalos de corrupção, estamos vivendo um momento muito similar a crise americana do final da década de 90, onde o mercado de capitais dos Estados Unidos, motivado pelas fraudes praticadas por grandes corporações, perdeu credibilidade, e levou as empresas a beira do caos. Como resposta para recuperar a credibilidade das instituições e das empresas, e conter a evasão de investimentos, o governo americano promulgou em 30 de julho de 2002 a Lei Sarbanes-Oxley (SOX).

Esta legislação teve como finalidade principal ampliar severamente a responsabilidade dos administradores das companhias, mediante a exigência da adoção de rígidas regras de Governança Corporativa, para trazer confiança ao mercado. Ou seja, qualquer semelhança com o nosso momento atual, não é mera coincidência.

A SOX foi um marco na adoção de práticas de Governança Corporativa nas organizações americanas, que por sua vez, para não por em risco os seus negócios, passaram também a exigir melhores práticas de governança dos seus fornecedores, clientes e parceiros de todas as partes do planeta.

Os fatos atuais se encaminham rapidamente para um cenário muito parecido onde as empresas públicas e mistas do país, que são responsáveis pelos grandes investimentos na economia, vão passar a exigir dos seus parceiros e fornecedores, práticas de Governança Corporativa que não coloquem em Risco o seu modelo de Negócios, à exemplo do que aconteceu com as grandes corporações mundiais.

O tempo voa!

Quanto mais rápido as organizações se adequarem às melhores práticas globais de Governança Corporativa, maiores serão os ganhos, com menor custo, risco e esforço.

Para orientar as organizações públicas e privadas nesse desafio, a BI Gestão & Tecnologia especialista em GRC, desenvolveu um treinamento inédito de Governança Corporativa na Prática para capacitar os gestores para esta grande transformação nas empresas. Visite nosso site ou envie um e-mail e saiba como a BI pode te ajudar com Governança Corporativa, Riscos e Conformidade. Conheça também nossos treinamentos em GRC.

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
feixes de luz

COntato

info@bigestao.com.br
WhatsApp: (11) 97653-8710
São Paulo, SP
Para solicitar tratamento de seus dados pessoais, contate: dpo@bigestao.com.br
  • Whatsapp icon
  • LinkedIn icon
  • Instagram icon
  • X icon
  • Facebook icon

0u envie uma mensagem.

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Nós respeitamos a sua privacidade. Os dados coletados são para facilitar o provimento e retorno da informação.

Não serão armazenados nem compartilhados, em hipótese alguma, sem a sua autorização.  

Para saber mais sobre a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, entre em contato através do nosso endereço dpo@bigestao.com.br.
DPO: Victoria Pinheiro

© 2024    BI Serviços em Tecnologia de Informação Ltda.
BI - CNPJ 07.914.077/0001-16
Serviços do site são para acesso online. Reembolsos deverão ser 
solicitados através de mensagem pelos canais de contato da BI.

VOLTA AO TOPO

Autorizo a coleta e tratamento de dados necessários ao retorno da informação, e divulgação de serviços da BI. Este consentimento pode ser cancelado a qualquer instante, mediante manifestação através do e-mail: dpo@bigestao.com.br.
Mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

bottom of page