top of page

Planejamento Pessoal - Você precisa de um para atingir o Sucesso

Atualizado: 10 de set. de 2019


Você já parou para pensar: "Quais são os seus Propósitos na vida?"

Tem a sensação de tudo que você faz é inútil e não chega a lugar nenhum?

Está perdido e não sabe para onde está indo?

Se você não conseguiu respostas convincentes, provavelmente você está vivendo um dia depois do outro e precisa urgentemente de um Planejamento Estratégico Pessoal (PEP) para dar direção a sua vida. Viver sem Planejamento é viver sem rumos.

A falta de Objetivos de curto, médio e longo prazo são os grandes responsáveis por estados depressivos, sensação de vazio, desperdício de tempo e falta de motivação.

Comande a sua vida! Faça o seu Planejamento Estratégico Pessoal.

Motivação é uma questão de Objetivos

Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar é lugar, e a frustração impera pelo vazio das conquistas.

Motivação é o impulso interno que leva você à Ação. Baseia-se em necessidades percebidas, seja de forma consciente ou inconsciente, que podem ser geradas tanto por necessidades e motivação pessoal, quanto por processos de reforço ou punição.

Mas não vamos nos ater a esta discussão da psicologia do comportamento humano, e sim ao fato que a Motivação é uma questão de Objetivos bem definidos. Ações isoladas, desconectadas de um Objetivo maior, não são motivadoras pois não têm “significado”.

O significado é o Porquê, a Razão do fazer. Se não houver esse Porquê, a desmotivação é uma consequência natural. Afinal quem gosta de fazer algo sem saber Porquê está fazendo?

Motivação é a energia que desperta e mantém os esforços até conseguirmos atingir um determinado Objetivo. Esta afirmação não lhe parece familiar? São assim que as empresas trabalham. Sua Vida é uma empresa e você é o dono e responsável pelos resultados, então vamos tomar as rédeas do negócio?

Construindo um GPS Pessoal com o Planejamento Estratégico

Antes de iniciarmos qualquer Planejamento é fundamento realizarmos um autoconhecimento. Na linguagem corporativa chamamos de Diagnóstico de Situação atual. Esse passo é fundamental para nos posicionarmos no hoje, identificar quais são os problemas e sua importância. Essa análise é muito útil não somente para o passo seguinte de construção do PEP, como também para identificação de soluções imediatas, sem custo, que já ajudam a melhorar um pouco a vida.

A seguir, vamos definir a sua identidade pessoal - quem é você (sua missão de vida), quais os seus princípios e crenças (seus valores) e sua visão de futuro: o que você quer para a sua vida (seus propósitos), porquê você quer isso (suas motivações) e para quando (seu tempo). Com apoio de uma ferramenta simples e muito utilizada para avaliar e compreender a situação atual, a Matriz SWOT, vamos fazer um autoconhecimento para identificar as suas potencialidades frente aos desafios - em que sou bom, o que preciso melhorar, quais as oportunidades que preciso aproveitar e quais as ameaças que preciso superar para cumprir a minha Identidade Pessoal.

Após o cross-over das respostas, vamos desenhar o mapa do tesouro com os direcionadores estratégicos, objetivos e ações para a construção do PEP. Os Objetivos precisam ser claros em relação ao que precisa ser feito para alcançar sua Visão de futuro com metas e prazos bem definidos e indicadores para controle dos resultados. Para ficar mais fácil a visualização, vamos posicionar estes Objetivos em um Mapa de Gestão estruturado em 4 Visões - Realização Pessoal, Processos de Vida, Conhecimento & Evolução e Recursos Financeiros.

Chegou a hora de definir o Plano de Ações (o como vou fazer) ou seja, o esforço que você precisa fazer para realizar os Objetivos.

Para isso precisamos identificar quais os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) dos Objetivos para que estes atinjam o resultado pretendido. São os FCSs que vão determinar as Ações necessárias para execução do PEP. Logo muito cuidado nesse momento, pois os FCSs são determinantes para o sucesso ou fracasso do seu Plano.

Em seguida vamos agrupar as Ações definidas em Projetos e estimar os custos de cada um. Provavelmente, você não vai ter dinheiro para tudo que precisa ser feito. Não fique frustrado, vamos priorizar os Projetos de acordo com seu bolso e importância para o PEP.

Maravilha! PEP construído, agora é “botar a mão na massa” fazer os Projetos acontecerem e acompanhar os seus resultados, através dos Indicadores de Desempenho para ajustes de esforços e rotas.

O sucesso do seu Plano Estratégico Pessoal depende única e exclusivamente de você. Up, Up and Away!

Mudar é necessário!

A Motivação é uma das poucas palavras que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso na vida das pessoas, seja ela pobre ou rica, de qualquer raça, credo ou convicções. A Motivação de uma pessoa depende diretamente da força das suas justificativas para enfrentar as lutas do dia a dia, ganhar as batalhas e vencer a guerra. Quanto mais motivado e focado você estiver, melhor será o seu desempenho.

Não tenha medo de se autoconhecer, definir os seus caminhos e mudar de direção para obter melhores resultados para a sua vida. Quem tem Sonhos, transforma-os em Objetivos e parte para realizá-los, vence a guerra.

Achou difícil fazer um Planejamento Estratégico Pessoal?

A BI – Business Indicators, empresa referência em Planejamento e Mentoria Estratégica para empresas de todos os tamanhos e segmentos, desenvolveu um Treinamento que vai te ajudar. Com metodologia exclusiva, técnicas de Programação Analógica e de ensino na Prática (fazer na hora), este Treinamento torna o aprendizado simples, fácil e prazeroso.

Uma grande oportunidade para Você fazer o seu Planejamento Estratégico Pessoal orientado por mentores experientes pelo valor de um Treinamento.

Aproveite a pré-inscrição e garanta sua vaga. Acesse nosso site ou envie um email para info@bi-it.com.br. Treinamento disponível também no formato In-company.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page