top of page

A importância da Gestão dos Indicadores de Desempenho para a Governança Corporativa

Atualizado: 10 de set. de 2019


A gestão por Indicadores-chave de desempenho (KPIs), do ponto de vista estratégico, permite a organização saber como as iniciativas definidas no seu Planejamento Estratégico estão sendo executadas, e se os objetivos e metas estão sendo alcançados.

Do ponto de vista gerencial, os indicadores de desempenho (KPIs) permitem aos gestores não somente acompanhar a execução das suas demandas estratégicas, como também aferir se os seus Processos e Atividades críticas estão bem ajustados às necessidades do negócio. Entenda-se por Processos críticos, os processos que integram a cadeia de valor do negócio, cujas falhas de desempenho podem causar grandes perdas para a organização.

Porque os Indicadores-chaves de Desempenho (KPI) são tão fundamentais para a Governança Corporativa.

Toda a organização deve dispor de um sistema de indicadores de desempenho (KPIs) minimamente estruturado, com informações adequadas, e com a “cara da empresa”. Ou seja, que representem fielmente os objetivos a serem alcançados, nos níveis estratégico, gerencial e operacional. Também é importante estabelecer mecanismos de avaliação dos resultados dos KPIs, que chamem a atenção para desempenhos anormais, e nos oriente na identificação das causas dos problemas, e não somente os sintomas.

É nesse ponto que os KPIs se encontram com a Governança.

As atividades de se fazer a gestão e controlar resultados, requerem proatividade e “antecipação”. Para isso, a disponibilização da informação em tempo hábil e bem estruturada, são fatores críticos de sucesso. Informação “atrasada” ou “antiga” e de qualidade duvidosa, pode não ter valor ou direcionar erroneamente a tomada de decisão. Não é a toa que estamos vivenciando um momento importante no país para a Governança Corporativa das empresas, sejam elas privadas ou públicas à exemplo da Lei 13.303 mais conhecida como Lei de Governança das Estatais, onde a Gestão do Desempenho é uma âncora no processo de Governança e Accountability (prestação de contas).

“Controles (KPIs) que façam sentido são necessários para ajudar a garantir a Governança Corporativa e retornos acima da média”. O desafio é identificar os indicadores mais importantes – os que são exclusivos daquela organização e de seu modelo de negócio, processos e atividades críticas. “Quando você pode medir e embasar aquilo que está falando, você sabe alguma coisa sobre o assunto”.

Preparar as pessoas em Indicadores de Desempenho é fundamental na Mudança de Cultura.

Nada acontece se os gestores e suas equipes não tiverem o conhecimento adequado sobre KPIs, e não dominarem as técnicas de melhoria do desempenho. Quando você pergunta ao gestor, ou mesmo a sua equipe, se eles compreendem o significado dos KPIs que adotam, e a razão deles existirem, na maioria das vezes as respostas são um sonoro “não sei” ou “não me disseram”. KPIs são vistos pelas pessoas como nocivos e não produtivos por pura falta de informação, e conhecimento superficial. Indicadores são tão importantes para a vida das pessoas, seja no ambiente profissional ou pessoal, que deveriam ser matéria básica nas escolas.

Para ajudar as organizações e os profissionais a BI Gestão & Tecnologia, referência em KPIs, desenvolveu um treinamento de Indicadores de Desempenho na Prática, completo, em 16 horas, no formato de mentoria 100% prático, onde você aprende fazendo as melhores práticas em KPIs. Verifique as datas das próximas turmas em nosso site. Acesse o site da BI ou nos envie um email para maiores informações e inscrições.

431 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LGPD na Administração Municipal-Desafios e Tendências

Por Walfrido Brito, MSc, PhDc – CEO da BI Gestão & TI https://www.linkedin.com/in/walfridobrito/ A Lei Federal 13.709, de 14 de agosto de 2018, mais conhecida como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dado

bottom of page